Rating:
Tempo:
Para 4 pessoas:
- 750g lombo de porco;- 8 a 12 batatas pequenas;
- duas cebolas;
- 1 cerveja 33cl;
- alho;
- azeite;
- vinagre;
- paprika;
- coentro;
- pimenta preta;
- meio pimento verde;
- meio pimento vermelho;
- salsa;
- margarina;
- flor de sal;
- noz-moscada;
- cravinho;
- manjericão.
Muito sinceramente, preferi muito mais devorar as minhas gambas ao alho e o salmão fumado, mas os convidados elogiaram bastante, o que é normal porque só convido gente simpática.
Mesmo não tendo eu próprio ficado fã, aqui vai a receita...
Pegam numa panela e regam o fundo com azeite e uma cebola às rodelas, um dente de alho cortado, umas gotas de vinagre, paprika e coentro. Quando começar a cheirar maravilhosamente, colocam uma peça tenra de carne de porco (750g de lombo de porco é uma boa escolha para quatro pessoas), metem mais um fio de azeite por cima e alguma pimenta. Sugiro que dêem uns golpes na carne para ficar mais saboroso e suculento. Cortem meio pimento verde e meio pimento vermelho por cima e deixem estar em lume brando por uns cinco minutos. Depois, abrem uma Super Bock, bebem-na, abrem outra e despejam-na para cima da carne, regando-a (como se a estivessem a lavar). Agora, colocam umas batatas pequenas previamente peladas à volta da carne, com alguma salsa e põem por cima da carne uns nacos generosos de margarina, mais um pouco de pimenta, sal e noz-moscada. Deixam tudo aquilo tapado a suar em lume brando por uns 15 minutos, mexendo de vez em quando para não pegar ao fundo (rodem a carne frequentemente para cozer na cerveja de forma uniforme).
Quando tudo aquilo começar a ficar com bom aspecto e a vossa boca começar a salivar alarvemente, despejam tudinho para uma travessa de barro e botam no forno (previamente aquecido a 225º). Tentem puxar alguma da cebola para cima da carne e as batatas em seu redor. Sugiro que ponham mais um pouco de margarina por cima da carne para deixá-la húmida por cima, especialmente se virem que entretanto a cerveja já cobre menos de metade da carne.
Esperem meia hora com o forno entre 180º e 190º, mas vão vigiando pois já não tenho a certeza que seja meia hora! As batatas devem estar loiras, a cebola mais em cima deve estar com um aspecto meio tostado e a carne deve estar fácil de cortar.
Tiram do forno com cuidado e metem em cima um pouco (pouco!) de cravinho e manjericão. Deixo ao vosso critério adicionar um raminho de salsa e umas bagas de pimenta.
Treinem durante três a quatro minutos em frente ao espelho aquela cara de "Gostam? Fui eu que fiz!" (mesmo que vós próprios não achem nada de especial).
Sirvam com um tinto generoso.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.