sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lombinhos com Pimentos

Rating:
Tempo:
 

Para 3 a 4 pessoas:
- 3 a 4 dentes de alho;
- pimenta preta, pref. em grão;
- 1kg aprox. lombo de porco;
- 2 pimentos vermelhos;
- vinho verde (250ml aprox.);
- 2 limões;
- flor de sal;
- azeite.

De segunda a sexta é muito difícil esquivar às pizzas e às massas. Tudo o que demore mais de 15 minutos a preparar e outro tanto a comer, é um luxo ao qual infelizmente não pretendo ceder. No entanto, mais cedo ou mais tarde, começa a surgir aquela vontade de comer o prato da mãezinha, ou pelo menos perder mais umas horas a pensar em fazer algo que não seja só tirar do pacote e enfiar no forno.

Com um bocado de força de vontade e sorte, espero conseguir repetir este super-prato que fiz há muito tempo atrás. Como envolve ir comprar carne e prepará-la e cozinhá-la e comê-la, não posso prometer que fique pronto em meia hora - aliás, contem com umas 3 horas desde começar a juntar os ingredientes e ter tudo pronto a fumegar no prato.

Vamos lá:
Com um graal, ou almofariz, ou whatever,... pisam e misturam o alho com um bocadinho de sal, uma colher de sopa de azeite e pimenta preta em grão. Deve ficar tudo numa pasta homogénea.
Entretanto, devemos ter o lombo do bicho já cortado aos medalhões, estilo lombinhos. Dependendo da carne, se calhar não fará mal nenhum mandar umas marretadas na carne para ficar mais tenro e mais fino, especialmente se tiveram medo de chegar a faca aos dedos na altura de cortar - é essencial que os lombinhos fiquem finos. Barrem os lombinhos com o piso de alho, sal, azeite e pimenta, e coloquem umas 2h no "frivorifico".

"Duas horas depois..." - Quando acabarem de ver o Preço Certo em Euros, podem pegar numa frigideira e aquecer um bocado de azeite - fritem o porco de ambos os lados, mas apenas um esquentão de 1 minuto em ambos os lados, só para corar o bicho. No fim deste processo, coloquem a carne de parte, fora do azeite. Com a frigideira do azeite aidna no lume, cortem lá para dentro os pimentos e ponham a saltear durante uns 3 minutos. Depois, despejem o binho branco lá para dentro (vai haver fumo). Agora, com a frigideira toda inundada, metam o lume baixinho e disponham lá a vossa carne, deixando estar ali o bicho a corar dos dois lados durante uns 15 minutos. Aproveitem para forrar o estôgamo com um copo do vinho branco do pacote, só para conter o salivanço alarve.

Depois disto tudo, tirem tudo para uma travessa, cortem e disponham à volta limão e meio, e reguem a carne com o sumo da última metade. (sim, eram 2 limões,... 1.5+0.5=2...duh!)

Empurrem isto para baixo com um bom vinho tinto, preferencialmente Alentejo... o tempo e o trabalho merecem-no!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.