Rating:
? ? ?
Tempo:
? ? ?
Quem nunca provou os lombinhos do Altinho é porque ainda não provou os melhores lombinhos do Mundo. Apesar de desde cedo ter tido a sorte de provar os lombinhos no Altinho e noutros sítios, andei mesmo assim equivocado durante muito tempo a defender a minha dama, dizendo que os do Quim eram, quanto muito, equiparáveis aos do Altinho… mas contra factos não há argumentos e, confesso, quem prova os lombinhos do Altinho nunca mais vê a palavra “petisco” da mesma forma.
Para quem não tem o privilégio de conhecer a fundo a rica micro-gastronomia do Barreiro, o Altinho da Recosta oferece um manjar de lombinhos lascados num molho secreto de mostarda servido em torteira de barro. Já provei parecido, mas nunca provei igual. Aliás, este segredo tão bem guardado é para mim um motivo para me aguçar ainda mais o apetite e querer partir em busca daquele sabor.
Hoje vou meter a mochila às costas e partir nesta aventura.
Vou comprar lombinhos de porco e lascá-los em pequenas tiras de carne, mais finas e mais pequenas do que um dedo. Vou colocar numa caixa com vinho branco, alho, louro, orégãos, sal, vinagre, água e margarina. Vou pôr a caixa no frigorifico durante umas horas, quiçá de um dia para o outro.
Quando chegar a hora do jantar, faço um molho com farinha, algum sumo de limão, sal, pimenta, azeite e toneladas de mostarda. Jogo com a farinha e a mostarda até obter um creme homogéneo. Depois, derreto margarina, melhor, banha de porco (ou ambas!) num tacho e no fim junto ao molho de mostarda. Num tacho à parte, despejo a caixa da carne e cozinho com um toque de noz moscada.
No fim, junto tudo no barro e mexo. Tapo com folha de alumínio e meto no forno a 225º durante 15 minutos. Quando sair a borbulhar, meto um ovo por cima e misturo tudo antes de servir.
Vamos ver se ando perto ou longe…
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.