quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Em busca da receita dos lombinhos do Altinho – Parte 2

Rating:
Tempo:
 

Para 2 pessoas:
- 500g lombo de porco;
- 2 dentes de alho;
- vinho branco;
- louro;
- orégãos;
- flor de sal;
- vinagre;
- água;
- margarina;
- farinha,
- 1/2 limão;
- pimenta;
- azeite;
- mostarda;
- noz moscada.

A experiência foi um sucesso - acho que acertei na receita mágica do Altinho. Apesar de o sabor não ter ficado 100% igual, acho que a diferença prendeu-se mais com pequenos ajustes nas quantidades e nas "condições de fabrico", do que propriamente esquecer-me de algum ingrediente secreto...

Então... tendo por base o método e os ingredientes que especifiquei na 1ªparte desta aventura, vou tentar extrapolar as diferenças: fui comprar de propósito uma travessa de barro. Como as quantidades de carne e ingredientes estavam pensadas para 2 pessoas e a travessa era gigante, ficou tudo mais ou menos a nadar, o que claramente atrapalhou a cozedura - para compensar, lavei com água a caixa onde fiz a mistela de mostarda e despejei tudo lá para dentro da travessa, alagando tudo numa espécie de sopa gigante de mostarda. Cheguei a pensar que tinha estragado tudo, mas o tempo duplicado no forno fez com que a água evaporasse. Conclusão: se corrigir as quantidades no molho de mostarda (talvez um pouco menos de vinagre), e se comprar uma travessa de barro mais pequena - e, consequentemente, não precisar de tanta água nem tanto tempo no forno, tenho quase a certeza que acertei.

Comparações à parte, fiz um pitéu maravilhoso que, não sendo réplica exacta da masterpièce do Altinho, é sem dúvida um espectáculo igual ou quiçá melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.