Rating:
Para duas pessoas:
- 4 punhados de fusilli tricolor;- 1 pacote de molho bechamel ou 1 pacote de nata de soja (200ml aprox.);
- 1 lata de atum;
- 1 lata de milho (150g aprox.);
- 1 lata de cogumelos laminados (150 aprox.);
- 1/2 cebola;
- 1 dente de alho;
- margarina;
- flor de sal;
- água;
- orégãos;
Estava a falar no outro dia com uma colega, a dizer-lhe que ía preparar um potente prato de massa quando chegasse a casa, mas depois cheguei e faltavam-me os ingredientes... típico. O bichinho andou a fermentar aqui uns dias e quando fui às compras provi-me de quantidades industriais de latas de conserva. Hoje finalmente comi o meu prato gigantesco de massa. Estava um espectáculo.
Para preparar este fusilli, tudo o que precisam é de ter comida enlatada, uns tachos, uma cerveja e dez minutos do vosso tempo. Quanto às quantidades dos ingredientes sugiro que usem a Força... recuso-me a usar a expressão "q.b.".... afinal o que é "q.b."?!?! se eu soubesse quanto basta não tinha que seguir uma receita!
Ora, passam por água e depois metem num tacho o fusilli a ferver com mais ou menos uma colher de sopa mal cheia de flor de sal. Com o lume forte, colocam lá para dentro um naco de margarina, do tamanho de uma noz. Enquanto a água ainda não ferveu, podem ir metendo para dentro de uma caixa de plástico o milho, o atum e os cogumelos já escorridos. Se entretanto a água começar a borbulhar à bruta baixem o lume e tapem o tacho (sim, o tacho estava aberto...). Nota: fiquem SEMPRE de olho na água para não se começar a excitar, senão convém guardar mais 10 minutos a seguir à refeição para limpar o fogão (acreditem em mim...).
Quando já misturaram a mistela na caixa de plástico, pegam no tacho da massa e deita fora a água. A massa fica lá dentro! Depois, deitam o conteúdo da caixa lá para dentro, metem mais um bocadinho de sal para compensar (pouco), e despejam todo o conteúdo do pacote de bechamel (ou natas) lá para dentro. Ponham um bocado de orégãos por cima. Com o lume brando vão mexendo até ficar com um aspecto comestível. Se começar a ficar muito seco, empastado ou a fumegar, não faz mal deitar um bocadinho de água para voltar a ganhar uma consistência mais cremosa.
Sirvam com uma cerveja no verão ou um tinto da casa no inverno, acompanhado por um programa da Sic Mulher tipo "Dr. OZ" ou então a "Grande Entrevista". Se estiverem a comer acompanhados não se esqueçam de amaricar o prato com um raminho de salsa ou algo que o valha.